EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150903

Mitos e "Equívocos", Não Faltam



Da "Feira de São Mateus" afirma-se que se realiza há 623 anos, sem interrupções o que não corresponde à verdade, "Cava de Viriato" é uma designação errónea que começou a ser usada a partir de finais do séc. XVI, o Viriato poderá nunca ter estado em Viseu e a "EDP Meia Maratona do Dão" (2ª edição da "Corrida da Emoção") está a ser organizada por uma associação que tem por finalidade organizar corridas de atletismo em locais classificados como - "Património da Humanidade". Ora que se saiba, nosso centro histórico ainda não mereceu essa distinção que continua a ser um objectivo a alcançar pela autarquia e a propaganda justifica-se de maneira astuciosa:
[Viseu possui] "(...) um Centro Histórico de exceção que merece há muito a classificação de Património da Humanidade.
Pelas ruas e ruelas das terras de Viriato, acontece a segunda edição da Meia Maratona do Dão, no dia 20 de setembro. Em plena época das vindimas, é a terceira prova em 2015 do circuito Running Wonders,- Meias Maratonas em Patrimónios Mundial. Um circuito que aposta em levar aos melhores cenários do planeta a realização de corridas de excelência, com as quais pretende preservar e partilhar a riqueza do património."(...) [LER +]
"Certificação de Prestígio Global
Para integrar o restrito grupo das Running Wonders será obrigatório que todos os destinos do projecto sejam classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Para além deste carimbo de qualidade certificada, também será aconselhável que os destinos tenham a aprovação da National Geographic Assotiation como destinos sustentáveis.
Por último, o Comité Organizador será supremo na atribuição e certificação do destino após verificação dos requisitos exigidos na sua totalidade." [LER +]
Na realidade Viseu é uma excepção porque pagou para obter o benefício, uma vez que:
"As Running Wonders ocorrem em cinco cidades, com a característica intrínseca de serem património mundial, salvo a EDP Meia Maratona do Dão, cuja presença nas Running Wonders representa a manifestação do nosso apoio ao desejo das gentes de Viseu, de verem o seu burgo histórico reconhecido pela UNESCO como mais um, território de exeção a nível mundial."

P.S. - Vendam também a designação da feira anual, a quem fizer a melhor oferta claro.