EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150805

"Monumento a Viriato" e a Feira de 2015



"NO ANO DE MIL NOVECENTOS E QUARENTA O POVO DESTA TERRA COMEMORA OS FEITOS DE VIRIATO"
"AQUI MERGULHAM AS RAÍZES DESTA RAÇA VIVA E FORTE - IMORTAL NA SUA ESSÊNCIA"

O presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques, que ontem esteve muito ocupado a mostrar a remodelada feira a jornalistas, anunciou na "primeira apresentação" - "A estátua de Viriato apresentará também um desenho de luz muito especial, para dar as boas-vindas a todos os visitantes. Diria que Viriato será, nesta edição, o nosso convidado de honra",
Até ao momento as únicas novidades são a maior proximidade porque o recinto foi ampliado e talvez o aumento da visibilidade porque a vedação (rede metálica e postaletes) não deverá ser tapada com telas publicitárias. Acredito que a "decoração" prometida será colocada proximamente - a feira anual terá a sua "Grande Abertura" no próximo dia 7 de Agosto (Sexta-feira).
Os dois letreiros que acima reproduzo e poucos conhecerão, fazem parte do monumento e não são de leitura fácil, dependendo muito da hora do dia e da exposição solar. Constou-me que todo o monumento irá ser limpo e as inscrições avivadas com tinta preta. A obra do escultor espanhol Mariano de Benlliure, por influência do Capitão Almeida Moreira, foi erigida em 1940 com donativos do povo e receitas provenientes das entradas na feira.