EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150625

A Limpeza do Rio Pavia Começou!



A boa notícia é que este ano os "Serviços Municipalizados de Viseu" resolveram dar início à limpeza do Rio Pavia mais cedo do que vinha sendo habitual. Em 2013 ano mais recente em que o rio foi limpo, os trabalhos iniciaram-se apenas no dia 21 de Julho.
Na tarde da passada Terça-feira a represa da "Casa da Ribeira" começou a ser esvaziada. Junto à "Escola da Ribeira" foi colocada uma rede, talvez para evitar que mais lixo viesse a sujar o "Rio das Barcas"? É sabido que as criaturas que vivem no rio quando o nível da água desce procuram sempre subir a corrente mas com a descida constante da água, os peixes maiores estão a ficar em dificuldades, porque não encontram a passagem junto à margem direita, onde há menos água e os lagostins do rio estão a lutar entre eles pelo território.
Nos próximos dias enquanto a lama estiver a secar, para poder depois ser mais facilmente retirada do leito de cimento do rio, o cheiro na Ribeira vai ser nauseabundo. Não me parece que esta limpeza que deveria ser anual, vá resolver o problema do rio porque em Agosto e Setembro a água deverá estagnar e acabar por "apodrecer" mas é bom que a limpeza seja feita e se acautele melhor a sobrevivência dos peixes porque os lagostins são uma praga de que o rio não se deverá libertar nunca mais.