EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150401

Restauro do Altar de São João da Carreira

Clique sobre a imagem para aumentar

Depois de terminados os consertos do edifício e modificado um pormenor do arranjo do logradouro da Capela de São João da Carreira, adquirida em 2012 pela Comissão das "Cavalhadas de Vildemoinhos", falta apenas completar o restauro do altar que se encontrava muito degradado e talvez adquirir nova uma imagem do Santo Percursor, para substituir aquela que em 1987 ainda ocupava o seu lugar.
A foto central mostra o aspecto do altar em Abril de 2012 e que perdurou até Agosto de 2014. Para quem via de fora e pelo pequeno postigo, aparentemente o trabalho estava concluído mas em 23 de Agosto de 2014, apercebi-me que o restauro tinha sido virtual - era apenas uma tela impressa, criada com um programa informático de tratamento de imagem que juntou uma fotografia modificada do altar, com uma pintura (?) de origem desconhecida, não me parece que tenham usado um original. Finalmente no terceiro trimestre de 2014 o altar começou a ser desmontado para se proceder ao restauro, cujo custo rondará os 10.000,00 Euros. A imagem da direita foi obtida ontem e mostra o aspecto do altar, obviamente inacabado porque falta colocar o tímpano - a parte mais trabalhosa, apesar da talha e pintura original serem de má qualidade, representando ao centro São João a baptizar Jesus Cristo, ladeado por um anjo ajoelhado, à esquerda e sobrepujada pelo Divino Espírito Santo sob a forma de pomba (já instalada). A cena passada no rio Jordão é ladeada por dois anjos e enrolamentos de motivos florais.