EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141022

Funicular "Fechado P/ Manutenção"?


Várias fontes garantiram-me que esta parede na Calçada de Viriato deverá ser parcialmente demolida, porque ameaça ruína. O desmoronar da parede poderá ser acelerado com o funcionamento do "Funicular de Viseu" - vibrações do sistema de tracção por cabos de aço e passagem das carruagens. O estremecimento e o ruído são de tal grandeza que como diz um amigo meu: "Até parece que as rodas são quadradas!"
Apesar dos dois letreiros, muito mal engendrados e que até poderão ser considerados desrespeitadores, informarem que o ascensor está - "Fechado P/ Manutenção", dizem-me que são apenas motivos de segurança que justificam uma paragem tão prolongada, o equipamento está parado desde o passado dia 15 de Outubro. Toda esta situação me parece muito estranha e ainda mais estranho é o facto do Portal do Município estar repleto de propaganda e nem uma linha gastaram para divulgar esta situação anómala, ficam-se pela descrição das virtudes do equipamento [ler]. Será que este facto não merece atenção? e não é notícia? Certos jornalistas que correram pressurosos a escrever sobre os pretensos "recordes" batido pelo funicular durante a feira anual [ler], deveriam saber que esse "trabalho extraordinário" poderá ter fatigado o equipamento que desde o encerramento oficial do evento, começou a "queixar-se" e acabou por não resistir a tanto  trabalho, à  água e ao lixo antes de ter sido obrigado a parar para "manutenção".
Nem consigo imaginar o que pensaria o Dr. Jorge Sobrado, assessor do presidente do município, Dr. Almeida Henriques e coordenador do Gabinete de Imagem e Comunicação, se tivesse conhecimento do que está a acontecer.