EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140921

As Abóboras


As abóboras por tradição eram consumidas pelos porcos mas são excelentes para a alimentação humana. A sua polpa é muito usada em pastelaria, no fabrico de compotas e geleias. Eu aprecio muito a sopa de abóbora e adoro saborear o caldo de abóbora e leite, com um pauzinho de canela... As abóboras foram um dos primeiros legumes a serem trazidos das Américas, são de digestão muito fácil e ricas em vitaminas dos grupos A, B e C. O consumo da polpa da abóbora pode facilitar circulação do sangue, corrigir anomalias cardíacas, intestinais (especialmente a prisão de ventre) e evitar a tendência para a retenção de líquidos. Também são boas para fazer curas de emagrecimento, algo prolongadas, pois podem fornecer as vitaminas, fibras, fósforo e outros minerais essenciais. As suas sementes, as pevides, depois de secas são usadas na medicina tradicional para limpar o sistema digestivo, especialmente os intestinos de parasitas e vermes (lombrigas e as ténias apelidadas pelo povo de "bichas-solitárias"), modernamente o óleo extraído das pevides é usado para tratar o aumento do volume da próstata que se verifica em muitos homens, depois do 50 anos e que tanto transtorno e sofrimento causa.