EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140727

"Nós Gostamos de Feirar"


O novo slogan - "Nós Gostamos de Feirar" e a imagem foram apresentados pelo Dr. Almeida Henriques, no passado dia 8 de Julho, no Adro da Igreja da Misericórdia. O presidente da câmara declarou que (...) “este ano marca uma viragem e o início de um novo ciclo deste grande cartaz de Viseu”. Durante a próxima semana irá finalmente ser revelado o programa oficial, logo veremos.
Em relação ao espaço físico da Feira de "São Mateus", poucas alterações haverá para além da mudança do palco, de algumas barracas, alargamento da feira às instalações do Orfeão de Viseu, a tranferência das barracas das enguias, para um local em nada adequado e os torniquetes que irão arruinar as já pouco agradáveis portas e prejudicar a circulação das pessoas - "O que nasce torto...". Os benefícios do novo sistema de bilhética, poderão não justificar o investimento e não terminar com as filas nas bilheteiras e nas entradas. Nos dias de maior afluência, quando a feira receber mais de 20.000 visitantes, será feita a prova. Sinceramente não estou a ver os visitantes, na sua maioria vindo das localidades, principalmente das aldeias vizinhas, a comprar os ingressos antecipadamente e noutros locais além das bilheteiras habituais. Será que vão ser instaladas máquinas para vender os bilhetes?
Quanto ao verbo feirar quando era criança, lembro-me de ouvir dizer mas em tom depreciativo o equivalente - enfeirar. Estamos perante dois provincianismos, caídos em desuso mas que significam comprar ou vender na feira ou fora dela. Também ouvi muitas vezes mercar que é o equivalente a comprar. 
A imagem gráfica da feira contrasta com o slogan, pretende ser muito moderna mas parece-me pouco legível, na verdade é uma reutilização de I ♥ NY que a partir de 1977 serviu para promover a cidade de New York, uma criação de Milton Glaser que continua em uso [ver].