EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140526

Passeio Pelo Parque Aquilino Ribeiro # 1

 Lago pequeno junto à escadaria Escola Secundária Alves Martins
 Futuro Bar/Esplanada do parque
Feira do Livro

São constantes os problemas no Parque Aquilino Ribeiro e de duas origens. O vandalismo continua a ser a maior adversidade, apesar do vigilante contratado pela edilidade, seguido de sucessivas e estranhas, pela frequência, avarias técnicas. Ainda há pouco o pequeno "regato" deixou de correr durante várias semanas, situação que se não tivesse sido resolvida e o tempo quente se mantivesse levaria a água do lago grande a estagnar. Porém o lago mais pequeno continua vazio e os respectivos repuxos não funcionam. O mesmo acontece com os outros repuxos que circundam o largo. É durante o tempo quente que estes problemas aparecem, no Inverno não falta a água e o que faltam são os utentes do parque, naturalmente.
Como é sabido foi necessário abandonar o projecto do Bar/Esplanada do arquitecto paisagísta Viana Barreto, certamente por motivos económicos. Apesar do equipamento alternativo ter sido montado no Inverno passado [ver] continua sem funcionar e ninguém sabe quando abrirá as portas. Espera-se que tal aconteça em breve, pelo menos assim o parecem indicar alguns trabalhos no pavimento que ficaram por finalizar, por motivo da realização de mais uma edição da Feira do Livro.
Relativamente à feira melhor dizendo mini-feira, há muitos anos que passou a ser um acontecimento de pouca relevância e sem local certo. Um evento em que não estão as grandes editoras ou livrarias e apresenta, sem pretender ser muito rigoroso, três barracas com livros religiosos, dois alfarrabistas, uma barraca de livros infantis, duas editoras de Viseu e uma ou duas livrarias da cidade, deveria chamar-se - Mini-feira do Livro. De assinalar uma melhoria porque as tendas que o município alugou possuem melhores condições para expor os livros que as "casinhas" de madeira que ultimamente vinham sendo utilizadas.