EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120408

"Pedrada" nº 31 - A Sinalética Urbana


Por iniciativa da “Viseu Novo, SRU” foi colocada sinalética na zona urbana da cidade constituída por pórticos, placas individuais com informação sobre monumentos ou edifícios relevantes, algumas dessas placas possuem inscrições em Braille, e postes com setas [ver].
Foram criados cinco núcleos: Centro Histórico, Rossio, Santa Cristina, Fontelo e Campo de Viriato/São Mateus. Estranhamente o projecto denominado – "Cinco Cores, Cinco Percursos, Cinco Descobertas" não previu a criação de um sistema que permitisse encontrar os caminhos para poder realizar as “Cinco Descobertas”. Um simples folheto a distribuir nos locais mais frequentados pelos forasteiros, poderia ser a solução mais económica.
Os pórticos que foram colocados à entrada dos núcleos, exibem numa das faces informação sobre a globalidade do sistema e na outra, um mapa com a localização dos pontos de interesse desse percurso ilustrado com fotos e legendas.
A sinalética foi instalada em Outubro de 2009 [saber +] e sua utilidade continua por potenciar.
Estranhamente o pórtico do Núcleo V (Campo de Viriato/São Mateus) que foi danificado durante a desmontagem da Feira de São Mateus (finais de Setembro de 2011) ainda não foi reposto no seu lugar e corrigido. Inacreditavelmente este sinal continha um mapa desactualizado, anterior às obras do Programa Polis. De igual modo, a consulta à página da “Viseu Novo” devolve uma mensagem de erro [ver], confirmação de que o “engano” já foi confirmado mas ainda não arranjaram tempo para o emendar.