EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120331

A "Requalificação" do Bairro Municipal







O “Diário de Viseu” publicou uma pequena notícia divulgando que o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana – IHRU, está “sem dinheiro” para cumprir o protocolo de requalificação do “Bairro Municipal” (Bairro da Cadeia), assinado com Câmara Municipal de Viseu. Uma novidade que não seria difícil de antecipar e irá atrasar ainda mais os planos que há vários anos vêm sendo anunciados pela edilidade viseense. A obra não poderá avançar porque o instituto não tem presentemente possibilidade de apoiar financeiramente a autarquia. O acordo assinado entre as duas entidades, atribuía ao IHRU quarenta por cento do custo da obra, estimada em cerca de dois milhões de euros. Agora a edilidade, depois há pouco mais de um mês de ter anunciado que iria lançar o concurso para a primeira fase dos trabalhos, informa da necessidade de rever a calendarização do projecto.
As casas mais antigas do bairro foram edificadas em 1948 e são pequenas vivendas unifamiliares, térreas, construídas em granito e com um pequeno jardim. Muitas dezenas de casas, algumas muito descaracterizadas e outras em ruínas, irão ser demolidas para dar lugar a apartamentos, em propriedade horizontal, destinados ao arrendamento. Algumas das casas antigas irão ser recuperadas, para manter viva a recordação do bairro antigo e cedidas a associações da vizinhança.

Fonte: José Fonseca - “Diário de Viseu” de 2012/03/30 [ler]

P.S. – Curiosamente o “alpendre” colocado no bairro, terá sido considerado inútil e foi desmontado [ver]. Os moradores não se mostraram preocupados com "o atraso" e gostariam de ver executados pequenos arranjos nas casas, sobretudo nos telhados que há muito dizem reclamar.