EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120307

O “Provedor do Funicular” de Viseu





Uma pequena nota no “Diário de Viseu” de ontem divulgava que até ao final do passado mês de Janeiro, “195 mil pessoas andaram no funicular”, segundo informação atribuída o município. A entrada em funcionamento do elevador ocorreu em 25 de Setembro de 2009, portanto se fizerem contas rápidas, poderão concluir que serão aproximadamente 7.000 utentes mensais e cerca de 240 os utilizadores diários, naturalmente incentivados pela isenção de pagamento. Uma vez que o funicular pode realizar mais de 30 viagens diárias, a taxa média de ocupação rondará os 8 %. Apesar da muito baixa taxa de utilização a edilidade está satisfeita e garante que a “utilização continuará gratuita”. A instalação custou 5,2 milhões de euros mas existem despesas de funcionamento e manutenção, unicamente suportadas pela autarquia.
A manutenção que não será barata, deixa a desejar. As imagens permitem observar que várias barras de “plástico branco de alta resistência e fraca condutibilidade”, usadas como protecção nas passadeiras para peões da linha, não estão no lugar mas caídas no túnel técnico, há semanas. Não se vê mas é fácil de confirmar que estão acompanhadas de imenso lixo – folhas, papéis, embalagens, sacos de plástico e outros desperdícios.
O espaços abertos onde assentam os carris também apresentam um aspecto sujo e desleixado que deveria envergonhar os responsáveis pela limpeza da “Cidade Jardim”