EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20111104

Basquetebol no Parque da Radial de Santiago


Como as imagens confirmam o Parque da Radial de Santiago em tempo de chuva, com alguma intensidade, fica muito encharcado porque não foi dotado de um sistema de drenagem eficaz e o terreno foi impermeabilizado. Tornou-se evidente que o espaço não reunia as condições necessárias para a realização da feira semanal. A câmara municipal procurou emendar a mão e decidiu afectar o parque apenas a actividades lúdicas, prometendo fazer melhorias no terreiro junto da Rua do Arco:
"Irá ser colocada mais iluminação, vamos construir mais uma ou duas casas-de-banho públicas e também será instalado um compactador de lixo, que consideramos essencial". Lembro que já passaram mais de dois anos e nenhuma destas intenções foi ainda concretizada.
No que diz respeito à utilização do novo espaço, construído com o apoio do Programa Polis, foi anunciado que seria adaptado às novas funções. Seriam plantadas mais árvores, colocados mais bancos, instalados parques infantis e desportivos. Culminando depois com a promessa do que seria a “cereja no bolo” - a Praia Fluvial do rio Pavia!
Decorridos mais de dois anos as adaptações prometidas limitaram-se à colocação de um conjunto de seis aparelhos de ginástica, efectuada pouco depois do anúncio da decisão sobre a nova utilização do parque, e mais de um ano depois, há poucos dias, a instalação de duas tabelas para a prática de Basquetebol de Rua.
Sobre a praia fluvial, foi anunciado que poderia vir a ser transferida para a zona da Balsa e em Agosto de 2010, ouvimos falar da intenção de solicitar o apoio da ministro do ambiente Dulce Pássaro para viabilizar esse desiderato de Fernando Ruas, tão ansiado pelos viseenses.