EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20111102

As Obras no Parque Aquilino Ribeiro


Pelos motivos que as imagens mostram não irá ser possível, mais uma vez, terminar dentro do prazo as obras de reinterpretação do Parque Aquilino Ribeiro. Na reunião de câmara de 15 de Setembro de 2011, foi concedida “ao empreiteiro a prorrogação do prazo de execução solicitada, até ao dia 05-11-2011, considerando a mesma como prorrogação graciosa.”
As imagens começam por mostrar o renovado e alargado Parque Infantil que está praticamente concluído. De seguida é possível ver o “lago” pequeno e o novo regato, cujo leito é constituído, tal como metade do novo “lago”, por pedaços de granito. No espaço do relvado já iniciaram a tarefa de retirar os montões de terra, certamente para permitir a reposição do relvado entretanto destruído.
Foram criados novos atravessamentos, executados em “madeira artificial”, que permitirão aceder a vários conjuntos de mesas e bancos para merendas, leitura ou outras actividades de lazer. Também já é possível ver os novos bancos de jardim que em breve deverão começar a ser aplicados.
Finalmente aproveito para afirmar que não me agrada ver um jardim ou parque empedrado, uma vez que esses espaços deveriam estar mais próximos da natureza e portanto permitir aos habitantes da cidade pisar a terra, gozar da companhia das plantas e dos animais que aí demoram. O parque irá ter todas as “ruas” calcetadas com “cubinho” de granito e o largo central, e a "avenida", entre o lago e a “mata”, inteiramente pavimentado com "mosaicos " em granito.
Não sei, ninguém saberá quando a obra poderá ficar concluída, porque o tempo de chuva não permitirá executar as tarefas de calcetaria, depois de mais de dois anos decorridos sobre o seu início.