EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20110801

A Futura Praia Fluvial do Rio Pavia

Já há quase um ano que não temos notícias da Praia Fluvial do Rio Pavia que Fernando Ruas, em 2009 e na qualidade de candidato, prometeu construir se fosse eleito para o seu sexto mandato como presidente da câmara municipal. Em Agosto de 2010 o edil informou que a vinda a Viseu de Dulce Pássaro, Ministro do Ambiente, para a abertura da Feira de São Mateus (14 de Agosto de 2010) seria aproveitada para tratar da concretização da praia.
Uma vez que o mandato ainda nem sequer vai a meio, vamos aguardar a concretização do “melhor mandato de sempre”, uma vez que já tem "as infra-estruturas básicas praticamente concluídas", Fernando Ruas pretende colocar "a cereja no bolo, adornar (o concelho) com coisas que as pessoas querem", como a Praia Fluvial [ligação].
Inicialmente prevista para o Parque da Radial de Santiago, onde “ficava a matar” [vídeo] fomos informados que poderia ser transferida para a zona do futuro Parque Urbano da Aguieira [ligação]. O planeado, ambicioso e muito desejado parque infelizmente continua no papel [ligação].
Vou aproveitar para mostrar algumas imagens da hipotética localização da praia, na margem esquerda do Rio Pavia, entre as Poldras [ligação] e a represa da Ponte da Azenha (conhecida erradamente por Ponte Romana) [ligação]. O espaço fazia parte do projecto do parque, confina com a circunvalação e está cheio de mato e silvas. O acesso ao rio é muito difícil ou mesmo impossível, dada a enorme proliferação de silvas. No trajecto do rio descrito além da represa da Azenha e casas da quinta, existe a montante uma outra represa de menor dimensão que se destinava a fazer funcionar um moinho.