EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20110723

Cheira à Feira, Cada Vez Mais...


A zona onde nos últimos anos era montado o palco da feira

A Feira de São Mateus deste ano irá ter dois palcos, um mais pequeno a localizar no Espelho de Água, junto à margem do Rio Pavia, destinado a “projectos culturais locais e regionais” e o principal que irá ser deslocado para ficar de costas para a colina do Centro Histórico de Viseu e permitir aos espectadores apreciar o casario coroado pela Catedral e pela Igreja da Misericórdia, dois ex-libris da cidade. Para o conseguir constou-me que a estrutura do palco deverá ser transparente.
As alterações introduzidas pela requalificação do Campo de Viriato, ao abrigo do Programa Polis, fizeram desaparecer o “picadeiro”, uma larga alameda central que servia como local de fruição e encontro. A EXPOVIS a empresa municipal que organiza a feira pretende recuperar essa tradição libertando de “barracas” o arruamento que liga a Porta de São Mateus à Porta do Sol Posto. Esta é uma medida acertada uma vez nos dias de maior afluência era muito complicado circular. Esta reorganização do espaço de modo algum poderá rivalizar com a anterior configuração do evento mas será bem-vinda. Também me parece que irá ficar mais espaço livre junto da linha do funicular de modo a facilitar o atravessamento. Seria bom para evitar mais acidentes bloquear, de maneira segura e não com uma simples fita de plástico, os acesso ao interior da linha do funicular nas passadeiras.
José Moreira ex-vereador da câmara municipal e agora gestor-executivo da EXPOVIS, revelou em entrevista a uma rádio local, alguns dos principais nomes que irão fazer parte do cartaz: Tony Carreira, na abertura a 15 de Agosto; os James, no dia 20 (1); Aurea, no dia 21; Pedro Abrunhosa, no dia 27. Em Setembro: no dia 2 subirá ao palco Jorge Palma; no dia 3, os Orelha Negra; os Oquestrada, no dia 10 e no dia 17, os Nouvelle Vague. Quebrando a tradição o valor da entrada 2,5 €, aumentará para 5 €, no dia do concerto da banda britânica – James.
Fonte principal: "Diário de Viseu", de 2011/o7/22

1 - Ainda não consta na página oficial [ligação]