EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100807

O Funicular de Viseu



Fernando Ruas em declarações recentes à "Localvisão" [ligação] mostrou-se satisfeito por Viseu ter sido a única cidade que no âmbito do Programa Polis construiu um funicular, depois de muitas outras terem abandonado a ideia: "(...) foi exactamente por isso que nós insistimos (...)".
A jovem repórter citando o edil afirma que "foi uma aposta ganha", o presidente da câmara declarou que o funicular - "já transportou mais de 60.000 pessoas, o que é de facto notável".
Fui fazer cálculos por aproximação e verifiquei que 60.000 passageiros, em 300 dias são apenas 200 utilizadores por dia. Considerando 30 viagens diárias, a média de utilização rondará os 7 passageiros. Uma vez que o sistema permite transportar 100, a taxa média de ocupação será de 7%. Número muito baixo, para um investimento inicial de mais de 5.000 milhões de euros, mas que não me surpreende uma vez que sempre achei errada a opção tomada que resultou do abandono da "passadeira mecânica" a instalar na Calçada de Viriato.

P.S. - Há alguns dias vi na estação inferior (Viriato) um aviso de alteração do horário - aos domingos e feriados as viagens passaram a começar mais tarde e a terminar mais cedo, (9h00/19h00) facto que parece contrariar a "tese" dos jantares em família.