EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100515

Viriato, "O Terror dos Romanos"


"(...) Não podendo sustentar a guerra, Viriato foi obrigado a negociar, primeiro com M. Popílio Lenate, depois com o próprio Cepião. A este enviou, como parlamentares, três homens que julgava seus amigos: Áudax, Ditalco e Minuro. Cepião porém consegui comprá-los e os três acabaram por assassinar Viriato. Os Lusitanos ainda tomaram por chefe Táutalo, mas acabaram por aceitar a paz, que parece ter-lhes sido imposta sem condições particularmente vexatórias, com cedência de terras e uma cidade. Assim acabou o período de maiores guerras e desastres para os Romanos, período que durou de 154 a 139 a. C. (...)"

Prof. Doutor Jorge de Alarcão in "O Domínio Romano em Portugal"

P.S. - Quase me esquecia de "sinalizar" que a nova iluminação da "Cava de Viriato" continua desligada e inútil.