EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100322

Poluição no Rio Pavia



A abertura descuidada da comporta da represa dos antigos moinhos da Balsa, actual Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), deverá ter causado o derrube de duas das pedras que constituem as poldras que ligam a Balsa à Tapada. Esta é uma antiga passagem continua a ser usada pelos moradores para encurtar caminho.
Recorrendo a quatro tábuas e alguns pregos já foi improvisada uma solução, enquanto as pedras não são recolocadas no lugar que há séculos ocupam no leito do Rio Pavia, porém se o derrube das pedras chamou a minha atenção, ao aproximar-me do rio vindo da Balsa, depressa senti um cheiro nauseabundo. Rapidamente dei conta que um caneiro que apenas deveria transportar águas pluviais está a lançar no rio água suja proveniente de esgotos que deveria ser conduzida para a ETAR.
Esta é uma situação grave e os Serviços Municipalizados deverão rapidamente averiguar o que se passa e não poderão improvisar mas solucionar esta vergonhosa situação.