EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091207

Viseu, Morada e Berço de Reis

(...)"Viseu foi temporariamente côrte d'alguns reis de Leão. Suppõe-se que residiram no paço da fortaleza romana, onde hoje se vê o claustro, mandado fazer por D. Miguel da Silva no chão do dicto paço, que D. João II para esse fim lhe concedeu. Também ali residiu algum tempo a nossa rainha D. Theresa, mãe de D. Affonso Henriques, - e em Viseu mais tarde residiram (não sabemos onde) temporariamente alguns reis, como D. João I (...) mas é provavel que fosse nos antigos paços reaes em que residiram a rainha D. Theresa e talvez os reis de Leão, que eram dentro da fortaleza romana (...)
Também n'esta cidade se reuniram outr'ora algumas grandes assembleias convocadas pelos nossos reis e denomindas côrtes. Eram constituidas pelos procuradores das nossas differentes cidades e algumas villas, e nas dictas côrtes os procuradores visienses occupavam o 7º logar no 2º banco. O 1º assento peretencia aos de Lisboa, o 2º aos d'Evora, o 3º aos do Porto, o 4º aos de Coimbra, o 5º aos de Santarem e o 6º aos de Braga. Era pois Viseu a 7ª povoação mais importante do nosso paiz (...)
(...) El-rei D. Duarte, filho de D. João I.
Nasceu n'esta cidade no dia 31 d'outubro de 1311 e falleceu em Thomar no dia 9 de setembro de 1438, tendo reinado apennas 5 annos." (...)

Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal e Pedro Augusto Ferreira in "Portugal Antigo e Moderno, Diccionario", Lisboa 1890
D. Duarte, escultura de Álvaro de Brée erigida em 1955 na antiga Praça de Camões [ligação], em substituição do busto do grande poeta, que recebeu o nome de Praça D. Duarte. [ligação]