Os trabalhos de instalação de "medidas adicionais de segurança" no futuro funicular prosseguem. Desta vez instalaram cabos de aço nas protecções metálicas colocadas na Calçada de Viriato para precaver a passagem de crianças muito pequenas e protecções junto dos degraus originados pela colocação dos carris que obrigou ao rebaixamento de várias portas na calçada. Também já começaram a colar os avisos nos suportes metálicos existentes junto das passadeiras e ao longo da linha, na Rua da Ponte de Pau, para proibir a circulação na linha e avisar que o funicular tem prioridade sobre os peões (aqueles que colocaram foram quase todos vandalizados) e instalaram pilaretes com material fluorescente na vedação no final da rua, junto da Rua Serpa Pinto. Certamente que terminada a Feira de São Mateus e depois dos necessários testes a linha será reavaliada para verificar se cumpre todas as condições anunciadas pelo presidente da câmara, Fernando Ruas, e entrar finalmente em funcionamento. Certamente que já contrataram o "zelador" que durante os primeiros meses irá executar a tarefa de avisar sobre os perigos da linha. Talvez fosse melhor contratar dois, um por cada carruagem, pois o "seguro morreu de velho".