EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090809

Os carvalhos da "Cava de Viriato"

Alguns dos meus amigos e visitantes certamente já repararam que a nossas florestas estão a ser vítimas de uma verdadeira praga que está a atacar os carvalhos e outras árvores da família deixando as suas folhas castanhas mais parecendo terem sido queimadas. Infelizmente também os carvalhos da "Cava de Viriato" estão a ser atacados por um verdadeiro “exército voador” de insectos negros com reflexos metálicos esverdeados que se alimentam da parte de cima das folhas provocando a sua morte e deixando-as com o aspecto de uma fina rede castanha. Aqui ficam os culpados que pertencerão à família das “Halticas”, insectos desfolhadores que pela sua acção facilitam a ocorrência de ataques secundários de outros insectos.
Curiosamente não foi fácil encontrar referências a esta praga que continua atacar árvores das nossas florestas, parques e jardins. Será que não há mesmo nada a fazer?