EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090813

Novidades fresquinhas do "Funicular"...

Segundo as informações que recolhi e pelo que me foi dado observar, não será possível viajar no funicular nos próximos dias, como foi anunciado, uma vez que ainda subsistem dois enormes “buracos” na linha, actualmente protegidos por grades metálicas, e a entrada da linha no recinto da Feira de São Mateus foi tapada com chapas metálicas fixas. A solução para "tapar os buracos” passará pela colocação de duas plataformas hidráulicas móveis comandadas a partir da central. A montagem da linha tem sido uma tarefa muito complicada a exigir muitas rectificações, afinações e acertos.
Parece-me que a escolha do método de tracção, tipo de carril e o número de carruagens não foi o melhor. Um sistema com uma única viatura seria mais adequado, uma vez que a energia proporcionada pelo veículo que desce é diminuta, os veículos poderiam prescindir dos carris se usassem pneumáticos, já existem no mercado funiculares com essas características muito melhor adaptadas a um circuito de características urbanas e a procura não deverá ser tão grande que justifique a existência de duas carruagens.

A divisão da Rua da Ponte de Pau em quatro, duas faixas destinadas aos peões (as duas exteriores), mais o canal dedicado ao elevador e outro para os automóveis parece-me excessiva. Melhor seria eliminar a circulação automóvel entre a saída do estacionamento do Forum e a Pensão Viriato. Também me parece insensata a pretensão de fazer funcionar o sistema durante a feira, por razões óbvias de segurança, admito porém o seu uso durante a manhã e o princípio da tarde, período em que a entrada na feira é livre e o movimento é ainda diminuto. Também já está colocada uma amostra dos sinais que avisa -”É PROIBIDO CIRCULAR AO LONGO DA VIA”, que irão ser colocados em grande quantidade para avisar os mais incautos. Os pilaretes que limitam o canal dedicado ao deslocamento do elevador, zona pintada de amarelo, estão constantemente a ser derrubados ou a “levar encontrões” dos automobilistas que vão a falar ao telemóvel ou a olhar para as “garotas”...