EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090721

Azulejos de Viseu



O Fausto teve a feliz ideia de mandar retirar estes azulejos publicitários colocados na casa que foi dos seus bisavós paternos para os preservar. Os mais atentos lembrar-se-ão de os ver na parede da casa localizada perto do Alto de Abraveses, próximo da antiga passagem de nível do caminho-de-ferro (linha do Vale do Vouga), agora o meu amigo tem um puzzle para resolver...
A casa já foi demolida para permitir o alargamento da EN 16 criando um novo acesso a Viseu a partir da A24. A remodelada via ligará o Alto de Abraveses à rotunda de Pascoal que antecede Vila Nova do Campo. Esta obra que permitirá facilitar o acesso à cidade, numa zona por vezes congestionada, foi adjudicada pela Câmara Municipal de Viseu por 4,830 milhões de euros. O valor das expropriações foi de 1,849 milhões de euros e o prazo para a execução da obra é de 545 dias.

O desenho original dos azulejos foi uma criação do arquitecto espanhol Adolfo López-Durán Lozano [ver foto e biografia]. Durante as décadas 20 e 30 do século passado muitos destes painéis foram colocados à beira das estradas mais frequentadas das regiões rurais de Portugal e Espanha. O "Nitrato do Chile" era a marca comercial de um produto natural usado na agricultura como adubo e os painéis pretenderam combater a crescente utilização dos fertilizantes da indústria química alemã.

Painel de Azulejos executado na Fábrica Aleluia (Aveiro)