EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081104

"Viseu Cidade Amiga das Crianças" ?


No Rossio um dos vários cartazes espalhados pela cidade

Com este título publicou o quinzenário regional "Via Rápida", no dia 30 de Outubro 2008, um artigo de opinião da responsabilidade do Núcleo de Viseu da "Olho Vivo - Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos" de que com a devida vénia respiguei alguns excertos:

A Câmara Municipal de Viseu (CMV) mandou colocar nos postes de iluminação das avenidas que dão acesso ao centro da cidade pendões publicitários com intrigantes slogans: "Viseu, cidade amiga dos jovens", "Viseu, cidade solidária" e, entre outros um que não lembra ao diabo, "Viseu, cidade amiga das crianças".

Quanto à "cidade amiga dos jovens", basta ver que não há em Viseu um parque de skate em condições, nem espaços para poderem praticar, em segurança, BTT ou patins em linha, nem tão pouco ciclo vias nos circuitos escolares. (...)

(...) Na semana passada duas crianças ficaram feridas ao brincarem no parque infantil de Marzovelos. (...) Agora que este parque se encontra fechado para obras que alternativa têm as crianças? O parque infantil do Parque Aquilino Ribeiro é tão pobre de equipamento que só consegue atrair crianças da pré primária. Qualquer criança de sete ou oito anos já precisa de equipamentos mais dinâmicos, como os baloiços. O mesmo se pode dizer do parque infantil do Fontelo. Já o parque infantil do Bairro Municipal da Quinta da Pomba, encerrado há cerca de dois anos (...) continua vedado às crianças do bairro, as quais se devem intrigar - pelo menos as que sabem ler - com o letreiro colocado à entrada: "Este parque não se encontra de acordo com a legislação em vigor". (...) Quanto ao arremedo de parque infantil instalado junto à represa da azenha, no parque linear do Pavia, continua a ostentar no portão fechado um letreiro justificativo: "Em Manutenção". Que manutenção? Só serviu de cenário para a inauguração do Parque Linear? (...)

Sobre o parque ainda "EM MANUTENÇÃO", no Parque Linear do Rio Pavia, já escrevi e mostrei imagens bem elucidativas em artigo com o título - "O Parque Linear do Pavia e o Letreiro"