EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081109

"Salas de Chuto" na Cava de Viriato



Também a ainda inacabada "requalificação" da Cava de Viriato não terminou, nem terminará, com a sua habitual utilização como uma grande "Sala de chuto". A água e o limão da imagem estão "refundidos" na "calçada" ou "passadeira", para novas utilizações.
Como já escrevi uma vez é muito mais fácil encontrar destes materiais na velha fortaleza que encontrar uma carocha... Ando a evitar publicar imagens de um local dentro da zona de protecção da cava que é uma verdadeira vergonha, um sítio imundo e infecto que é muito utilizado para o "chuto" e também para "caçar o dragão", na prata. Apenas o "tapar o sol com a peneira" justifica que em Portugal as "overdoses" matem mais de 300 portugueses todos os anos. Uma média superior à da União Europeia (EU) 21 pessoas por milhão, 30 em Portugal. As contaminações com os vírus da SIDA e as taxas de mortalidade causadas por esta doença, atribuível ao uso de drogas injectáveis, continuam a aumentar enquanto na grande maioria dos países da UE esse número baixou. A Espanha, a Itália e, em especial, Portugal seguiram a tendência oposta. O nosso país teve 703 novos casos de infecção em 2006. A Estónia surge muito longe, nesta triste estatística, no segundo lugar (191), seguida pelo Reino Unido (187), Alemanha (168) e França (167). Mais de 40% dos consumidores de drogas injectáveis na UE estão infectados pelo vírus da hepatite C. 600.000 cidadãos procuram tratamento para se libertarem da heroína (o conhecido cavalo).
Entretanto e apesar das "grandes vitórias” na batalha contra as drogas a provável produção mundial de heroína terá atingido 733 toneladas um número considerado record.
Fonte - "Destak"