EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080905

Érich Rohmer na Feira de São Mateus



Em 5 de Setembro de 1986 no demolido Auditório da Feira de São Mateus o Cine Clube de Viseu com a colaboração do INATEL e integrado no programa oficial exibiu o filme de Éric Rohmer, "Noites de Lua Cheia"/1984.
Além de ciclos de filmes onde se mostravam obras significativas na História do Cinema, com a sala muitas vezes cheia apesar do desconforto e das cadeiras de plástico, também nas manhãs de Domingo se enchia a casa de crianças para assistirem a bons filmes de longa-metragem de desenhos animados. Com o desaparecimento da sala feia, fria e desconfortável acabaram os filmes na Feira. Regressam em vídeo no próximo dia 14 de Setembro, às 10h00 no dia dedicado às crianças, com a utilização suponho do sistema de vídeo instalado junto ao palco. Serão exibidas 11 curtas-metragens de animação portuguesa.

Há poucos dias o presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas, anunciou que iria iniciar contactos com o projectista do Pavilhão Multiusos no sentido de avançar com o segundo módulo, um auditório. O actual pavilhão, inaugurado em 2003 com a realização do Campeonato do Mundo de Andebol é a uma estrutura dedicada às feiras ou exposições e o terceiro será uma galeria comercial. Com uma capacidade desejada entre 500 a 600 espectadores o novo auditório poderá permitir que o Cinema regresse à Feira de São Mateus e sobretudo possibilitar a realização de outros eventos para os quais as salas de Viseu são pequenas.