EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080629

Obras na Cava de Viriato

Continuam as obras de “Recuperação e arranjo paisagístico de parte da Cava de Viriato” que deverão estar concluídas no final do Verão. Hoje vou dedicar a minha atenção ao troço situado entre a Rua do Picadeiro, perto ao Túnel de Viriato, e o início da mesma rua junto da Casa das Águias.
As primeiras fotos mostram a polémica “calçada de granito” que pretende recordar o trajecto da estrutura defensiva, um forte muro de terra desenhando um enorme octógono com cerca de 32 hectares, possivelmente cercado com uma vala com água e talvez reforçado com uma paliçada de madeira ou pequeno muro em pedra no seu topo.
Também é possível ver o início da construção de uma rampa em granito que em conjunto com um “passadiço” de metal assente sobre suportes de ferro, em forma de T, e com um trajecto em zig-zag permitirá construir um viaduto sobre a Rua do Picadeiro e aceder ao troço da Cava onde desde 1940 está erigido o monumento a Viriato da autoria do escultor espanhol Mariano Benlliure.
Já são visíveis os trabalhos de terraplanagens para a construção do novo arruamento que está a ser executado entre a Rua dos Heróis Lusitanos e a Casa das Águias circundando a muralha pelo interior. Para permitir essa construção já foram demolidos dois edifícios, um na Rua do Picadeiro e outro na Rua do Coval.
Também é possível ver dois pequenos edifícios em construção para servirem de apoio à nova praça de acesso ao monumento e que deverão ser um edifício comercial e as futuras instalações sanitárias. Tudo isto são suposições, baseadas na observação porque a sociedade ViseuPolis divulgou muito pouco este projecto.