EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080406

A "Requalificação" da Cava de Viriato


Enquanto este amigo continua à espera da resposta prosseguem as obras de recuperação e arranjo paisagístico de parte da Cava de Viriato. Na verdade a colocação da "calçada" de granito e betão e dos acessos através de escadarias nos mesmos materiais além de descaracterizarem o monumento parecem-me ser um enorme desperdício. Acima ficam imagens da primeira escadaria junto à Estrada Velha de Abraveses e do início da Rua dos Heróis Lusitanos. Terão de construir pelo menos mais três idênticas e faço votos para que os deficientes motores não tenham sido esquecidos. A "calçada" inclui "bancos", igualmente de granito, que talvez pretendam relembrar a paliçada construída com troncos de árvores que a fortaleza poderá ter tido.
Nos dois primeiros lados do óctogono, a contar da Rua do Picadeiro, estão a proceder à consolidação do talude. No exterior iniciaram a colocação de uma rede para suster a terra e de seguida irão proceder à sementeira de erva ou relva para impedir a erosão. Pelo interior já foi feita a sementeira e estão a ser executadas sondagens, pelos arqueólogos que acompanham as obras, no trajecto da futura ligação entre a Rua dos Heróis Lusitanos e a Rua do Picadeiro.
Parece-me que a Cava se está transformar numa imensa instalação, uma obra conceptual, criada mais para ser olhada do que para ser usada.