Celebrando os 101 anos de Cinema este meu amigo "Zé" Carvalho fez uma exposição, no Mirita Casimiro, onde mostrou infografias de alguns dos protagonistas dos primeiros 101 anos da chamada 7ª. Arte e escreveu o seguinte no folheto que reproduzo:
(...)"Em cem anos somente, o Cinema adquiriu uma técnica e uma linguagem próprias, criou profissões específicas e deixou rapidamente de ser um reflexo nosso, para se transformar na nossa representação.
Os heróis dos filmes fizeram encher salas de cinema por todo o mundo. Tornaram-se tema de conversas, referências, modelos e lendas. Tornaram-se até, diria, protagonistas nas nossas vidas, heróis que eu mais não quero, alguns deles e sem eleição, do que relembrar desta forma.
Pelos sorrisos e pela coragem; pela maldade e pela alegria; pela bondade e pela covardia; pela liberdade e pela raiva; pelos silêncios e pelas lágrimas; pelas palavras e pelo modo como ainda hoje, na magia da tela branca na sala às escuras, nos fazem viver sentimentos e emoções, uns ao lado dos outros, assim abertamente humanos."
José A. Carvalho
Estou certo que continuas, ainda hoje e apesar dos "sucedâneos" a preferir as salas às escuras e a magia da tela.
Para ver alguns dos primeiros filmes vá canal do YouTube - "Earlycinema" já que graças à rede estas obras e muitas outras estão à distância de um clique.