EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20071105

Um Tortulho ou Frade!



Este ano apesar de ter chovido em Agosto o Outono vai demasiado seco para poder ser um bom ano para os cogumelos silvestres. Este exemplar de Macrolepiota procera foi o único que já saboreei e dificilmente voltarei a ter esse prazer este ano, até porque já perdi uma excelente oportunidade, essa outra história fica para contar mais tarde. Este não era muito grande apenas cerca de 15 cms de altura e uns doze de diâmetro mas guisado com cebola, tomate, pedaços de frango e acompanhado de batatas cozidas foi um verdadeiro pitéu. Estes cogumelos podem atingir 40 cms de altura e os seus “chapéus” medir 30 cms. Geralmente diz-se que nunca nascem sozinhos e por isso bem procurei o “parceiro” mas não o encontrei no giestal do meu primo L.P. onde já cresceu muito centeio.