EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20061209

Outros Patos...


“O Pato Donald” nº 391 contém as seguintes cinco histórias extensas: “Cachorro da Fronteira” – Pluto e os sobrinhos do Mickey, Chiquinho e Francisquinho, investigam um misterioso roubo de galinhas, audaciosamente perpetrado pelo João Honesto – o lobo matreiro; ”Sossega, Leão” – a fada Sininho ajuda Dumbo, o elefante voador das orelhas grandes, a resolver um grave problema que ameaçava terminar com a sua carreira no Maior Espectáculo do Mundo, o Circo!; ”Animais Perdidos” – Banzé o cachorro vai à procura das suas irmãs desaparecidas e corajosamente colabora com a Polícia na captura de um ladrão de gatos ; “O Maior Tenor do Mundo” – Tico e Teco, os esquilos, incomodados com um novo morador da floresta, um esquilo praticante do Belo Canto, organizam uma festa barulhenta para a afastar o novo vizinho, o Signor Panza. Só vos digo que a coisa afinal não deu o resultado desejado.
O Pato Donald apenas aparece em algumas pequenas histórias, a apresentar a solução de um concurso, “Quem furtou as Tintas do “Pato” ?” e a anunciar para o número seguinte a divulgação dos nomes dos três leitores premiados, com assinaturas anuais do “Pato”, naturalmente !
O Pato Donald nasceu em 9 de Junho de 1934, uma Sexta-feira, dia 13 e habitualmente conduz um carro, com a matrícula 313, construído por ele próprio com peças usadas. Talvez isso ainda não herdou a fortuna do Tio Patinhas, não casou com a Margarida e tem que “aturar” três sobrinhos ?
Foi no filme de 1934 “A Galinha Sábia” (The Wise Little Hen) que foi visto pela primeira vez, embora como secundário. Deu nas vistas e em 1937 passou a estrelar a sua própria série de fitas com “Modern Invention”.
As revistas deste pato publicam-se em 67 países e as suas histórias foram traduzidas para 21 línguas, incluindo o Latim.

P.S. A capa deste “Pato”, datada de 5 de Maio de 1959, não mostra toda a família MacPato, se tiver curiosidade e quiser saber muito mais, vá por favor a:

www.disney.com.br

“O Pato Donald” – Revista Semanal de Walt Disney, Editoral Abril, Ano X, Nº 391, 5/5/59, Edição para Portugal Esc. 2$50, Brasil Cr$ 7,00, 32 Páginas a 3 cores e capas coloridas.