EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170811

"Feira de São Matheus"

GIF via GIPHY

"VISEU - Um aspecto da feira franca", Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Tip. Sociedade Papelaria, Lda. - PORTO

(...)"Tem Viseu mercados todas as terças feiras de cada semana e uma feira annual importantissima e antiquissima denominada Feira de São Matheus.
Começa no dia 20 e acaba no dia 30 de setembro e foi, como a de Trancoso, uma das mais privilegiadas do reino, pelo que se denominou e ainda hoje se denomina também Feira Franca.
Desde tempo immemorial se fazia esta feira no vasto chão ou campo da Cava de Viriato, mas el-rei D. Duarte a mudou da Cava para a Ribeira - e do dia de S. Jorge, 23 d'abril, para o de S. Matheus, 21 de setembro, declarando-a franca, ou isenta dos tributos e direitos de portagem 3 dias, pelo que rapidamente se tornou importantissima! A ella concorriam industriaes e negociantes de todo o nosso paiz e até mouros de Granada! Decahiu bastante com a perseguição e expulsão dos mouros e judeus; - depois com a extinção das suas enormes franquias – e ultimamente com o progresso da viação e facilidade das comunicações entre nós, o que tem anulado a importância de todas as nossas feiras. Soffreu esta também muito, mas ainda assim é hoje sem contestação a primeira desta provincia e talvez a primeira de Portugal!...” (…)

In "Portugal Antigo e Moderno - Diccionario..." de Augusto de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira - Lisboa 1890.