EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170606

"Viseu é um museu… " por Paulo Neto


GIF via GIPHY

(...) "Porém, foi na Cava do Viriato que instalámos a nossa perplexidade por mor de uma estrutura escultórica ali patente. De generosas dimensões, em aparente ferro maciço, é obra para nos sentarmos na relva em frente e nos questionarmos concentradamente sobre a sua polissémica mensagem.
Ouvimos três passantes a quem pedimos opinião: um deles, com um ar erudito, referiu assertivo “chuços” para obstar à invasão dos Romanos; uma menina com ar cândido sugeriu-nos ser um conjunto de lanças terçadas em pugnitivo e vital enlace; um senhor dos seus 60 anos reflectiu, ponderou e prosaico afirmou: faz-me lembrar o “peido geométrico” que um dia plantaram à porta da faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, assim baptizado pelos estudantes mais madrações, boémios, irreverentes e ignaros." (...) Ler na Rua Direita

Se tivesse tido a sorte de ter sido questionado sobre esta "escultura de grande dimensão", há uns dias opinaria ser um poleiro (anda por aí tanto passarão e os poleiros não vão chegar para todos), hoje ao ver com a atenção a imagem acima, lembrei-me que poderá ser um canguru... Quanto ao autor, o seu nome continua a ser um segredo, bem guardado, até ser anunciada a inauguração que não deverá demorar muito.