EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170618

Novidades do Parque de Santiago


GIF via GIPHY

Alguns aspectos de espaços ajardinados, uma inovação da requalificação do Parque de Santiago. Também foram plantadas muitos arbustos e árvores, algumas de fruto.


GIF via GIPHY

Actividades nos novos campos de basquetebol de rua e informal. Estes novos espaços, dotados de pavimento adequado e muito vistoso são um ponto positivo da requalificação. O anterior espaço dedicado à modalidade, apenas um campo sem marcações e duas tabelas, tinha um piso miserável que aliás não foi requalificado, apenas retiraram as tabelas e terão tapado os buracos.



GIF via GIPHY

O novo Parque Infantil, com piso em areia, concluído no final de 2016 mas que só agora passou a poder ser utilizado. Na montagem de parques infantis a opção mais usual passou a ser a instalação de piso em material sintético amortecedor, por facilidade de instalação e manutenção. Não é fácil, nem barato higienizar a areia, de acordo com as normas legais é necessário fazer a sua total substituição anualmente.


GIF via GIPHY

Zona do parque com elementos simbolizando o Tributo à Criança - Muro ondulado com inscrição dos Direitos da Criança e alegoria, ambas as peças foram executadas em ferro oxidado.



GIF via GIPHY

Outra inovação que não estava a funcionar são os Jogos de Água, certamente uns repuxos para refrescar os pés ou algo mais.


GIF via GIPHY

O equipamento de Slide que já existia no parque mas foi rebaptizado de Torre de Slide, estava inoperacional há muito tempo, hoje ainda não podia ser utilizado, por falta do componente utilizado para transportar as crianças ao longo do cabo de aço. A vedação do divertimento é uma exigência legal mas vedar o equipamento com chapas de ferro e pedras, não me parece ter sido a melhor opção, bem como a execução do pavimento de impacto, em relva sintética amarela que poderá causar queimaduras de fricção. Estará homologado pela A.S.A.E.?



GIF via GIPHY

Imagens do pórtico/meta da câmara municipal que foi usado pelo Grupo Desportivo 'Os Ribeirinhos' nas actividades ligadas ao atletismo que dinamiza no âmbito das Manhãs Desportivas e ainda das actividades de Xadrez, porque o cérebro também precisa de exercício.