EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170503

Estacionamento Automóvel em Viseu


GIF via GIPHY

A Câmara Municipal de Viseu pretende a construção de um parque de estacionamento, com capacidade para 150 viaturas, nos logradouros destes edifícios localizados na Rua Silva Gaio. O concurso internacional lançado para a exploração do estacionamento, nos arruamentos e em parques, prevê a concessão por 30 anos, a requalificação de 3 dos parques pagos existentes, a construção de 3 novos parques, o acima referido, outro na mesma rua em terreno a Nascente da estação superior do Funicular de Viseu (Sé) e um  terceiro, no espaço que a edilidade possui na Rua Capitão Silva Pereira, actualmente a ser utilizado como parque gratuito. O vencedor do concurso terá de pagar 500 mil euros (1), aquando do arranque da concessão e entregar a edilidade 20% das receitas brutas.
O Programa Polis para Viseu previa a construção de um parque de estacionamento em terrenos próximos da Calçada de Viriato que não passou do papel. Construir 2 parques para automóveis, no coração do centro histórico com acessos esconsos, muito próximo do cume da colina da Sé, parece-me uma insensatez, ainda maior, embora para os comerciantes a ideia seja simpática. A ocupação com uma edificação, ainda que por eufemismo não definitiva, do espaço deixado livre pelo desaterro efectuado nas traseiras da Casa do Adro, confinando com os jardim da Casa do Miradouro, é um erro crasso Se o espaço, arrelvado com fragas graníticas à vista, fosse privado o proprietário poderia construir algo?
Sobre a cobertura da estação do dispendioso e pouco útil ascensor, foi criado um parque exclusivo, com 13 lugares, para moradores possuidores de dístico comprovativo dessa qualidade que está a ser pouco utilizado,

1- O valor pago à cabeça destina-se à aquisição dos edifícios e dos quintais.