EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170124

"Estádio do Fontelo"


GIF via GIPHY

Em Portugal e no início do Século XX o "foot-ball" era jogado onde existisse um pedaço de terreno plano, público, abandonado ou maninho. Era o tempo das balizas às costas e dos “banhos” em poças, ribeiros ou fontes... desde que não houvesse mulheres por perto. Em Viseu jogava-se perto da Cava de Viriato (junto ao local onde em 1940 foi erigido o Monumento a Viriato), mais abaixo no Campo da Feira Franca ( entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Ribeira e a Rua da Ponte de Pau) e nos terrenos do Colégio da Via Sacra. No Domingo 11 de Novembro de 1928, em dia de São Martinho, foi inaugurado o Estádio Municipal do Fontelo, com futebol a sério. Em 12 de Junho tinha sido feita uma cerimónia e uma inauguração simbólica, com a presença de alguns internacionais da equipa Olímpica de Portugal - Jogos de Amsterdão, e do seu capitão Jorge Vieira que deu o primeiro pontapé. Nessa data o campo não estava finalizado e ainda não tinha balizas, nem vedação. Nesse dia de São Martinho, já distante, realizaram-se 3 jogos:
Grupo União de Futebol / Sport Ribeira e Viriato, resultado 1 - 1;
Sport Lisboa e Viseu / Tondela, resultado 2 – 2;
Clube Académico de Futebol / Académica de Coimbra, resultado 3 – 4.
O primeiro jogo foi disputado entre as duas equipas mais antigas de Viseu, ainda em actividade. O primeiro golo foi marcado pelo jogador do Sport Ribeira e Viriato – Manuel da Costa Soares (Curroso). O Manuel que não conheci era sapateiro, humilde e imensamente dedicado ao seu clube. Dele posso fazer uma ideia clara, graças à leitura das crónicas doutro ribeirinho e Academista, José Alves Madeira, e pelo relacionamento de vizinhança com o seu irmão Gabriel . O Manuel Soares era uma figura singular, precocemente calvo, joelhos metidos para dentro, usava os “calções ao fundo da barriga e uma corrida feita de passinhos curtos”, dava nas vistas pela sua figura sempre sorridente, mas era apenas um jogador mediano. Pois foi este jogador mediano quem inaugurou as balizas e as redes do Fontelo e fez pela primeira vez gritar, no Fontelo, ..... GOOOLO !

Ilustração: "VISEU - PORTUGAL. Vista parcial de Viseu (tirada de Fontelo), Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Comissão Municipal de Turismo, Fotógrafo desconhecido, Circulado em 8 de Junho de 1940.