EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20161121

"Solar dos Carvalhos" - Sernancelhe


GIF via GIPHY

Armas de dignidade eclesiástica. Escudo de fantasia, ornado de volutas, encimado por chapéu eclesiástico de onde pendem dois cordões de seis borlas (Bispo, cónego de Basílica Maior, etc). Esquartelado. I - Correia. II - Carvalho. III - Dias. IV -Lopes.

CBA de  Março de 1752, em nome de Bacharel Manuel António Correia de Carvalho, Comissário do Santo Ofício, beneficiado na Paroquial de Sacavem, abade colado na igreja de S. Miguel de Coura, natural da vila de Sernancelhe. (AH1826) Fonte: Solares e Brasões

O "Solar dos Carvalhos", na Praça da República de Sernancelhe, é um exemplar bem representativo da arquitectura solarenga setecentista do nordeste da Beira Alta e da região do Douro Sul. A actual casa terá sido erguida na segunda metade do século XVIII pelo Bacharel Manuel António Correia de Carvalho, Comissário do Santo Ofício e Abade colado na igreja de São Miguel de Coura, foi residência do Cardeal e Inquisidor-Geral, Paulo António de Carvalho e Mendonça, irmão de Sebastião José de Carvalho e Melo. A tradição local refere a ligação da casa anterior, mais modesta, a Sebastião José, distinto diplomata em Londres e Viena, o futuro todo poderoso ministro de D. José que o fez Conde de Oeiras e Marquês do Pombal, que nela terá vivido na juventude e eventualmente nascido, a ligação da sua família a Sernancelhe não oferece qualquer dúvida. O edifício, localizado nas proximidades das costas da Igreja Matriz, com origem românica do séc. XII, desenvolve-se em dois corpos e dois pisos, seguindo o modelo e o gosto barroco. Ao centro da fachada fica a capela, à direita está a entrada principal do solar com as armas eclesiásticas do edificador, que dá acesso a um átrio com escadaria nobre e patamar,  à esquerda do pequeno templo localizam-se espaços destinados aos usos agrícolas. O Solar dos Carvalhos está classificado como Monumento de Interesse Público.
Fonte principal: Diário da República