EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160829

"Janelão manuelino da Rua. D. Duarte"


GIF via GIPHY

"7.º - Capella de S. Domingos, na rua ou viela de S. Domingos. Não é edifício publico, mas particular, e tem o brazão dos antigos senhores da quinta de Santo Estevão, que a fizeram, assim como a frente nova da sua casa, cuja fachada principal deita para a rua da Cadeia (hoje de D. Duarte) e fica separado da capella por esta viella, com a qual casa pega a celebre casa da Torre, d'esta rua, que ainda existe com a torre.
Tem debaixo do formoso janellão gotihco as armas as armas do conselheiro Pedro Gomes d'Abreu, que a comprou em praça. Era a casa do Almoxarifado, onde a tradição diz nascera el-rei D. Duarte, tanto que em memoria d'este facto se concedeu ao dicto conselheiro e seus descendentes, senhores da quinta de Santo Estevão, o privilegio de azylo, e ainda nos principios  d'este seculo existia chumbada na parede por baixo do janellão gothico, uma cadeia a que os criminosos se agarravam. Esta capella, a casa nova e a da Torre pegada, foram em nossos dias vendidas, quando se extingiu aquella familia de Santo Estevão." (...)

“Portugal Antigo e Moderno – Diccionario….”, de Augusto de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira, Livraria Editora de Tavares & Irmão, Lisboa 1890

Ilustração: "Viseu - Portugal/Bilhete Postal Ilustrado, Edição da Comissão Municipal de Turismo (Viseu), Tipografia Comercial, Anadia, Não circulado datável da década de 1930 (?).
Foto actual e texto publicado em 20 de Janeiro de 2016