EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160617

"Pequeno Grande ..."


GIF via GIPHY

O "Pequeno Grande Polegar", AKA  "Pequeno Grande Viriato"

O "Pequeno Grande Viriato" que o Dr. Almeida Henriques retratou na noite do passado dia 14, durante a apresentação da feira anual, afinal não vai ser uma estreia absoluta porque a marioneta gigante irá ser exibida, naturalmente noutro contexto, no dia 13 de Julho na abertura do Tom de Festa’16, como "Pequeno Grande Polegar" e "ganhará distintas aventuras artísticas que, no âmbito do programa da Feira de S. Mateus em Viseu, irão interagir teatral e musicalmente com distintos momentos de animação e espetáculo." 
Estreia absoluta vai ser a do espectáculo de rua "Viver Viriato", tendo como mote o "super herói mítico, o nosso Viriato", descrito pelo presidente do município como um "acontecimento espectacular mas também social e culturalmente autêntico".
Sinto uma certa desilusão porque não estava à espera dum "franchising", depois de constatar o destaque dado à cabeça da personagem principal do evento, idealizado pelo "Trigo Limpo" Teatro ACERT (Tondela), para ser apresentado na feira e do presidente da câmara ter afirmado " (...) Acho que ele está particularmente bonito, o nosso Viriato, o nosso personagem desta feira. Acho que ele merece o nosso aplauso", e ter ouvido palmas. Estou certo que o espectáculo será interessante mas a grandiosidade e complexidade da marioneta, tenderá a subalternizar o outros, minúsculos actores secundários.