EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160506

Tondela - Solar de Sant' Ana


Armas plenas com elmo e timbre de Vale no Solar de Sant' Ana - Tondela 


"Solar mandado edificar pelo Capitão Vicente Rodrigues Valle e capela dedicada a Santa Ana, 1739 – 1740. Exemplar da arquitectura solarenga setecentista das Beiras. Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; molduras dos vãos, embasamento, pilastras, frisos e cornijas, brasão, cruz, pináculos e outros elementos em cantaria de granito; guardas em ferro; portas e caixilharias das janelas em madeira, vidros simples; cobertura telha. Arquitectura residencial, barroca. Edifício de planta em L, integrando capela. Evolui em dois pisos, com fachadas rasgadas por portas de verga recta e janelas de verga curva com moldura em avental. Destaca-se o portal principal, encimado por janela envolvida por volutas e enrolamentos e a fachada principal da capela profusamente decorada.
A capela possui um retábulo em talha dourada, executado em Itália, no qual se encontra a inscrição: ALTAR PRIVILEGIADO PERPETUAMENTE CONCEDIDO PELO PAPA BENTO XIV, EM 3 DE MARÇO DE 1751, A INSTANCIAS DE ALEXANDRE MARQUES DO VALLE, PARA BEM DA SUA ALMA E TODAS AS DOS SEUS PARENTES POR CONSANGUINIDADE E AFINIDADE."

Fontes: MARTINHO, António Manuel Matoso, O Concelho de Tondela: História e Património, 1985; Projecto Museológico em Tondela, in A Voz das Beiras, 13 Outubro 2005; www.igespar.pt, 14 Maio 2010. Encontrado em “Solares e Brasões”