EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160525

Finalmente "Cidade Vinhateira"!




Há já algum tempo que tinha reparado que no separador central existente na Estrada de Nelas (EN231), entre a rotunda da Manhosa (escultura D. Afonso Henriques) e a rotunda da Escola Superior Agrária, haviam sido colocados numa extensão superior a 100 metros uns tubos de plástico verde com uma pequena estaca. Imediatamente me ocorreu que certamente seriam os habituais arbustos decorativos, embora o aparato não fosse o habitual.  Mas esta tarde o “mistério” foi solucionado porque avistei vários rebentos, já fora dos tubos, com folhas que me pareciam ser de videira. Claro que fui confirmar e a minha suposição estava correcta. Serão cerca de duas centenas de videiras que estão a crescer na “cidade-jardim” de modo a justificar o título de “cidade-vinhateira”. Ora se já há várias localidades com videiras a “decorar” rotundas, incluindo a vizinha Nelas que este ano irá organizar a “25ª Feira do Vinho do Dão”, Viseu tinha de inovar e por esse motivo, vamos ter um bonito cordão de videiras, instalado num separador central de uma via muito movimentada. Certamente mais tarde irão ser colocados os postes e o arames e vai ser bonito de ver as cepas a dar uvas. Quem sabe se não poderão vir a produzir almudes de vinho? Certamente deverão ter usado uma ou mais das castas recomendadas para a produção do “Vinho do Dão”.