EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160427

Pavilhão Desportivo do Fontelo



Na edição de ontem do “Diário de Viseu” uma pequena notícia assinada por “JF” tinha como título: “Pavilhão desportivo do Fontelo estará em pleno esta semana.”
O problema originado com condensações provocadas pela desadequada escolha do material usado na cobertura e que pouco depois da “inauguração” em 30 de Outubro de 2015, obrigou ao seu encerramento e à realização de obras designadas como: “Requalificação do Pavilhão do Fontelo – Beneficiação Energética 2016”. Este remendo que se espera seja de boa qualidade, foi adjudicado por 47.605,10 Euros, a somar a pouco mais de 1 milhão de euros já investidos. A nova cobertura foi executada com painéis do tipo “sandwich” e fonte não identificada da autarquia revelou que também foi necessário “voltar a pintar o pavimento, que sofreu alguns danos devido à água que se acumulava”. Segundo a mesma notícia o presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques “Sublinhou que serão apuradas responsabilidades” e lembrou que a obra foi lançada pelo anterior executivo. O processo arrastou-se de 2012 a 2015 e o orçamento foi aumentando até superar 1 milhão de euros, centenas de milhares de euros de acréscimos não foram devidamente discutidos por estar a findar o prazo para aproveitar fundos comunitários. 
Como as imagens mostram e a notícia não refere, a tela da face do pavilhão confinante com a Avenida José Relvas, representado troncos e ramos de árvores, destinada a permitir a "boa integração paisagística do pavilhão, no contexto da mancha verde do Fontelo", ou como dizem outros, esconder a feia estrutura construída em 1969 que no essencial se manteve, foi retirada e permite verificar que o “rei vai nu”. Segundo apurei a tela apesar de ser microperfurada não terá resistido aos ventos fortes e certamente será reposta em breve. Até agora gastou-se mais de 1 milhão de euros em remendos Façamos votos para que a solução encontrada, seja definitiva e a ventilação existente evite condensações, mas da próxima vez nas paredes que futuras repinturas poderão “remediar”.