EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160208

O Antigo "Hospital das Chagas"



Placa evocativa  da instituição do Hospital das Chagas, por Jerónimo Bravo (falecido em 1576) e sua mulher Isabel de Almeida que o mandaram fazer e lhe legaram os seus bens. O casal foi sepultado na capela do hospital.

Brasão do Bispo de Viseu Júlio Francisco de Oliveira
"JULIUS FRANCISCUS DE OLIVEIRA EPISCOPUS VISENSIS, REFECITE ET AMPLIATE.ANNO 1759." (Júlio Francisco de Oliveira, Bispo de Viseu, Reedificou  e Ampliou. Ano 1759.)

"(...) O primeiro hospital da Misericórdia de Viseu foi o das Chagas, instituído em 1565 (...), por Jeronymo Bravo e sua mulher Isabel d´Almeida, junto da egreja de S. Martinho, para n'elle se tractarem os doentes que não excedessem 3 mezes de curativo,- e para esse fim vincularam todos os seus bens em morgado, impondo aos differentes administradores d'este a obrigação de darem permanentemente 9 camas e as alfaias necessarias para o dicto hospital. A sustentação dos doentes ficou a cargo da santa casa bem como a admissão d'elles, etc., - e na capella do dicto hospital foram sepultados os benemeritos fundadores.
Com o tempo arruinou-se e pela sua pequenez tornou-se impossível para o movimento da população de Viseu e suas circunvisinhanças, pelo que o bispo D. Julio o reedifificou e ampliou à sua custa em 1758 a 1760.(...)
O mesmo bispo D. Julio no anno de 1764, penultimo da sua existencia, deu á Misericordia para o fundo do dicto hospital a importante soma de dez contos de réis em dinheiro, que por certo equivaleriam a mais de vinte contos da nossa moeda actual?!... (...)"

In "Portugal Antigo e Moderno, Diccionario" de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira - Lisboa, 1890

Notas: Júlio Francisco de Oliveira (12/04/1693–26/12/1765) foi bispo de Viseu de 1740 a 1765. O que resta do edifício do antigo Hospital das Chagas faz parte das instalações do Comando da Polícia de Segurança Pública de Viseu, na Rua D. António Alves Martins.