EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150902

Transporte de Uvas - Região do Dão




"Transporte de Uvas - Região do Dão" - Esta imagem foi publicada no mês de Julho de 1954, num guia turístico com mapas (planta da cidade e mapa do concelho), gravuras, informações históricas, turísticas e gerais sobre o concelho de Viseu. Editado em formato desdobrável com o nº 268, pela ROTEP - Organização de Camacho Pereira, Casa da Pimenteira, Cruz Quebrada. (ROTEP - Roteiro Turístico e Económico de Portugal).
Uma mulher está sobre uma escada de madeira para despejar numa dorna, a gamela de madeira com as uvas que transportou à cabeça, certamente estaria a usar uma rodilha feita de farrapos de tecido enrolados de forma circular para não se magoar, o homem ajuda a despejar o carrego. O carro era puxado por uma junta de bois (um par de animais). A dorna está presa com uma corda enrolada e atada com firmeza aos estadulhos (ou fueiros) de madeira rija para aguentarem o peso, encaixados nos buracos existentes no estrado do carro. Para a dorna (ou balsa) não escorregar está travada com um pau atravessado sobre o estrado do carro e encostado a dois estadulhos.

P.S. - Publicada em 28 de Agosto de 2014 que foi "denunciada", quem sabe se por pornografia (?), e por esse motivo está de volta.