EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150802

"O Município de Viseu Saúda-Vos"



"O Município de Viseu Saúda-Vos" - mensagem encontrada à entrada do "Solar do Vinho do Dão", no Fontelo que foi o antigo Paço dos bispos de Viseu. Já tinha visto o rei D. Ramiro II, ligado a Viseu através da "Lenda de Gaia" e ainda da lenda que narra que depois de ter sido derrotado na Batalha de Guadalete (Julho de 711),  D. Ramiro veio recolher-se incógnito e terminar os seus dias numa antiga igreja de São Miguel do Fetal, a "brindar a Viseu" nas "Cavalhadas de Vildemoinhos" mas na companhia do Viriato e agora voltei a vê-lo a saudar de copo na mão e a beber à saúde dos visitantes do solar que pelos visto são todos portugueses ou sabem ler na nossa língua? 
No brasão de armas de Viseu D. Ramiro toca uma buzina, para chamar os seus guerreiros escondidos, num bosque próximo e prontos a atacar do castelo de Gaia. O actual executivo camarário que pretender fazer de Viseu uma "Cidade Vinhateira", não deveria solicitar o acrescento às armas da cidade de folhas de videiras/uvas? Estou certo que terão argumentos mais que suficientes e a "Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses", não irá discordar.