EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150807

Novidades da Feira Anual de Viseu



A Feira Anual de Viseu está prestes a receber o Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. Pedro Passos Coelho para proceder à "Grande Abertura" [LER], vai ser tão e grande e com um programa tão atractivo que continua em segredo [LER]. No entanto já foi divulgado que haverá uma sessão de fogo de artifício e será inaugurada a iluminação. Até aqui nada de novo! Inovadora é sem dúvida a hora e o local da abertura - 18h30, no palco da feira (1). Já que acertei na previsão da presença de Passos Coelho que por questões de agenda ou pessoais, não deverá ficar para jantar atrevo-me a tentar adivinhar que pelo menos um rancho folclórico irá aparecer e mais, parece-me que será o "Rancho Folclórico de Mundão".
As imagens de hoje mostram alguns aspectos dos trabalhos em execução no "Monumento a Viriato" porque  - "A estátua de Viriato apresentará também um desenho de luz muito especial, para dar as boas-vindas a todos os visitantes. Diria que Viriato será, nesta edição, o nosso convidado de honra", informação prestada pelo presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques. Vão ser instalados vários projectores de tecnologia "led" e mangueiras de "leds" no pavimento de granito que ladeia o conjunto escultórico. O efeito deverá ser bonito de ver mas terminada a feira o material, tal como sucedeu em 2014, vai ser desmontado e o monumento voltará a ficar ao abandono.
Não há muito mais para anunciar a não ser que a carruagem nº 2 do "Funicular de Viseu" ontem circulou sem o novo logótipo do Município e com uma faixa branca sobre o amarelo das cores da bandeira de Viseu. Não faço ideia porque razão, virá a caminho alguma surpresa (2)? e para finalizar apercebi-me que este ano a chaminé da antiga central termo-eléctrica, construída com tijolo-burro em 1909, vai também ter uma iluminação especial mas penso que uma vedação que permitisse continuar a ver toda construção seria mais indicada.

1 - Acabei de ler na página do Facebook da Feira o seguinte:
" (..) abre mais uma grande edição esta sexta-feira, 7 de agosto. Venha assinalar este grande momento connosco, às 19H00, na porta de Viriato". [VER]
O Dr. Jorge Sobrado que ontem avistei na nova "Avenida Central/Picadeiro" a acompanhar o Dr. Almeida Henriques que estava a gravar uma entrevista em vídeo, tem que auxiliar o pessoal da EXPOVIS. Assim não pode ser... divulgar informação contraditória é muito grave.

2 - 2015/08/07 (16H00) O "Funicular de Viseu" vai exibir a marca do maior amigo da feira, uma empresa bancária.