EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150701

Continua a Limpeza do Rio Pavia



Apesar do rio Pavia ter sido limpo do Verão de 2013, são muitas as toneladas de sedimentos e algum lixo que vai ser necessário retirar do leito artificial (uma laje contínua de cimento e aço). Ontem ao fim da tarde, encontrei muitos peixes e lagostins que não conseguiram subir o rio e ultrapassar o "degrau" e a vedação instalada junto à "Escola da Ribeira", A rede talvez tenha a finalidade de reter lixo flutuante (sacos e embalagens de plástico)?, os habitantes do rio não correm perigo e certamente irão ser apanhados e lançados para o lado da nascente.
O açude da "Casa da Ribeira" está a ser esvaziado, com a ajuda duma pequena máquina que também foi utilizada para juntar os sedimentos que deverão ficar uns dias ao sol para secarem e poderem ser mais facilmente transportados. O mau cheiro vai voltar a fazer-se sentir na Ribeira, entretanto e uma vez que o caudal do rio vai sendo, cada vez menor foi aberto o ralo de escoamento da represa. Se não chover nos próximos dias, a placa de cimento irá ficar bem à vista e até é possível que venha a ser lavada... sim! é verdade que há alguns anos atrás, foram utilizados homens e meios dos bombeiros municipais para efectuar a lavagem. 
Também avistei uma galinha de água e um rato-de-água e desta vez fui mais cuidadoso e não fui apanhado pelas "tenazes" do lagostim-do-rio que apanhei e fotografei, o "maroto" que exibia um ar ameaçador, acabou por tombar da parede do açude para a lama e logo a seguir começou a abrir caminho para subir o rio à procura de água mais fresca.