EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150612

Novidades da Feira Anual de Viseu



Tal como estava anunciado realizou-se ontem, no "Campo de Viriato", junto ao monumento ao heróico chefe dos lusitanos (e nunca "rei dos lusitanos" [VER]) a apresentação da Feira Anual de Viseu deste ano. A feira viu a sua marca renovada, com novas cores e novo "lettering", o octógno continua naturalmente presente. O "slogan" também é outro porque a "Nós gostamos de feirar", de 2014 sucede - "Feirar está-nos no sangue", igualmente significativo, fácil de pronunciar e muito original. A equipa de criativos também aproveitou para criar novos significados para o verbo - "Feirar" que passa a designar o "Acto de ir à feira em Viseu; diversão com família; saborear paladares, comprar bugigangas, conviver com amigos; assistir a concertos; contemplar arte e o Viriato" e tudo isto à revelia dos especialista em lexicografia (diccionaristas).
Outra inovação que hoje foi apresentada, destinada a todos aqueles que tiverem problemas com a feira, vai ser o "Espancadómetro" onde depois de calçadas luvas de boxe (certamente irá ser um serviço gratuito) quem o desejar poderá descarregar as "suas frustações" num "saco de boxe", apenas as relativas ao evento?
Afinal a apresentação que o presidente da edilidade, Dr. Almeida Henriques fez foi muito mais que uma "espreitadela". O autarca dissertou sobre a intenção de revitalizar a feira, descreveu e justificou as obras de remodelação do Campo de Viriato que irão continuar tendo em vista a edição de 2016  e como era previsível mostrou a vontade de recuperar o modelo destruído pela "requalificação" do Programa Polis, sempre muito centrado na recuperação de hábitos e tradições antigas e chegou mesmo, pasme-se!, a antecipar o cartaz principal dos espectáculos que informou, estar a ser disponibilizado na página oficial [VER] e FB [VER]
Não sei se haverá outras apresentações, já que esta foi publicitada como sendo a "1ª Apresentação"? mas as prometidas surpresas, deverão ser divulgadas com menos aparato. Junto ao "Monumento a Viriato" foi montada uma pequena mostra da feira, com os atractivos considerados principais do evento, a saber e nesta ordem - logo à entrada estava montado o "Espancódromo", depois e à esquerda os matraquilhos, uma banca com o vinho, um painel alusivo ao Concurso de Fotografia do Viriato e em frente uma barraca de farturas. A feira completava-se com um cadeiral e um palco destinado à actuação da banda viseenses - "Madame Linousine" [VER] e à "perfomance" do Dr. Almeida Henriques. Muitas luzes, um ecrã de vídeo e uma parafernália de equipamentos de som e imagem completavam a cena. Estariam presentes cerca de duas centenas de pessoas. O Viriato lá do alto do seu "poleiro", rejubilou e chegou mesmo a corar de tanto elogio ouvir.