EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150208

Centenário do Académico de Viseu?

Azulejos pintado por MIsabel - CMV/15

"A cidade já tem a sua "Avenida Académico de Viseu". Um tributo ao mérito desportivo alcançado pelo clube ao longo dos seus 100 anos de história!" 
Retirado do Facebook da "Empresa Município de Viseu"
Como prometido aqui fica uma das placas toponímicas da Avenida Académico de Viseu [ver] inauguradas esta manhã pelo presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques e pelo presidente da direcção do Académico de Viseu Futebol Clube, Sr. António da Silva Albino, acompanhados de perto pelo vereador do desporto, Dr. Guilherme de Almeida [ver].
Acontece que o desejo de reconhecimento do mérito, apenas desportivo?, não ficou claramente inscrito nas placas que não referem as datas do erróneo centenário - 1914-2014, terá sido por esquecimento?, por incompetência? para tornar o preço da pintura mais económico?, ou finalmente para não ser fonte de mais controvérsia porque o Clube Académico de Futebol (C.A.F.) ou "Académico de Viseu", foi extinto por decisão judicial, insolvência em 5 de Janeiro de 2006 e o suposto herdeiro - "Académico de Viseu Futebol Clube", foi até 2005 denominado Grupo Desportivo de Farminhão, cuja ano de fundação remonta apenas a 1974?

P.S. - "Em 2005, por motivos económicos, para se evitar a desistência e também para ajudar a cidade de Viseu a conseguir mais depressa um clube nas divisões nacionais, houve a alteração do nome do clube para Académico de Viseu Futebol Clube sendo o campeonato desse ano disputado em Viseu, no Fontelo" [A. G. D. de Farminhão].