EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150123

As Melhores de 2014


Letreiro muito bem afixado numa das bilheteiras da Feira Anual de Viseu, realizada em 2014 e erroneamente designada como "Feira de São Mateus". Bem me lembro das enormes filas que se formaram para adquirir os ingressos porque a grande inovação - o novo sistema de bilhética, além de ter tornado a venda mais vagarosa ainda obrigou à utilização de mais pessoal para assegurar que os visitantes, nos dias ou horas de entrada livre, passavam pelos torniquetes para possibilitar a contagem. O sistema permitiu confirmar à saciedade que o número mágico - "1 milhão de visitantes ou ainda mais", não era mais que uma mistificação porque o número oficial de visitantes foi apenas de 800.000 [ler].

Fotografia publicada em 7 de Setembro de 2014 para ilustrar um pequeno texto com o titulo - "Para Revitalizar a Feira" que repito, com a simbologia de "imagem proibida", para avivar memórias.


Este ano pela primeira vez as entradas na Feira de "São Mateus" estão a ser controladas por um sistema de torniquetes e nos dias de entrada livre, nos acessos sem bilheteiras e torniquetes, a contagem é feita discretamente com contadores manuais operados pelo pessoal da empresa de vigilância de serviço no recinto. O número de visitantes andará muito próximo do meio milhão, apenas metade do fantástico número que há anos vinha a ser alardeado pela organização. Mas esses números não são motivo de preocupação para o presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques que continua a acreditar que esse mirífico número possa vir a ser alcançado. O autarca está satisfeito porque as receitas irão atingir e até superar o milhão de euros, orçamentado para despesas. Se tivessem instalado terminais de multibanco nas bilheteiras a despesa aumentaria um pouco, porém apesar dos custos, talvez na próxima feira anual já seja possível usar esse meio de pagamento tão cómodo que existe por toda a parte.
Fonte: Sandra Ferreira no "JN", edição de 30 de Agosto de 2014 [ligação].